x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 144

eConsignado (empréstimo consignado)

Thiago

Thiago

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 4 fevereiro 2026 | 11:14

Bom dia. Pessoal  :-)  , gostaria se possível se puderem ajudar pra responder essas perguntas. AGRADEÇO MUITO!!!
_Quando o empregado não tem salário e sim complemento de previdência (a empresa onde trabalho tem esse benefício que complementa o valor para o empregado, para que no final do Mês o empregado ganhe o seu salário completo, exemplo, o empregado recebe 5000 de salário, como se afastou pelo INSS recebe 2000 do INSS, a empresa completa os 3000), na folha esse valor de complemento se chama COMPLEMENTO PREVIDENCIARIO (não incide INSS mas incide IR), é devido o desconto do econsignado em cima desse valor do COMPLEMENTO?
_Quando o empregado sai de licença não remunerada (onde trabalho da pra tirar uma licença de 2 anos), como será o processo, haja vista que o valor estará vindo no arquivo do MTE para pagamento?
_Quando o empregado quita o empréstimo, mesmo assim vem arquivo do MTE para pagamento, qual procedimento?
_Quando o empregado sai da empresa, mesmo assim nos meses seguintes aparece o valor no arquivo do MTE para pagamento, qual procedimento?
_Caso a empresa não desconto do empregado o valor, qual o procedimento?
​_Quando o empregado tem rescisão e o valor desta é menor q o empréstimo, qual procedimento? 
AGRADEÇO DEMAIS QUEM PUDER RESPONDER.

Lis Rodrigues

Lis Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 dias Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 17:12


Olá!

Quando o empregado quita o empréstimo, mesmo assim vem arquivo do MTE para pagamento, qual procedimento?
Sempre peço o comprovante da quitação (print da página do contrato do empréstimo na CTPS digital ou foto do físico) e após excluo o lançamento do desconto do empréstimo. O valor do empréstimo continua no arquivo, pois quando fechou o calendário de empréstimos do mês, o colaborador provavelmente ainda não havia quitado.

Quando o empregado sai da empresa, mesmo assim nos meses seguintes aparece o valor no arquivo do MTE para pagamento, qual procedimento?
Apenas desconsidere, a responsabilidade de desconto/pagamento só é da empresa enquanto é funcionário. A partir do momento que é desligado, o funcionário precisa verificar com a instituição financeira.

Quando o empregado tem rescisão e o valor desta é menor q o empréstimo, qual procedimento?
O valor a ser descontado é referente a 35% da remuneração disponível. Dá uma olhadinha no material do crédito do trabalhador anexado.
Material crédito do trabalhador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade